O Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) foi fundado em 06 de outubro de 1988, com sede e foro em Brasília-DF. O Sindilegis é a organização sindical representativa dos servidores da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, do Tribunal de Contas da União, da Secretaria de Informática e Processamento de Dados (Prodasen) e da Secretaria Especial de Editoração e Publicação (Seep), esses dois últimos ligados ao Senado.

O Sindilegis tem base nacional, mais de 11 mil filiados e seus vários anos de luta sempre se caracterizaram pela defesa permanente dos interesses da categoria. Inúmeras foram as mobilizações lideradas pelo Sindilegis para garantir uma remuneração justa e melhores condições de trabalho para todos os servidores do Poder Legislativo.

A participação em movimentos de interesse de toda sociedade é outra marca da atuação do Sindilegis. Movimentos como o da Ética na Política, CPI do Orçamento, Reforma da Previdência do governo Lula, entre outros, contaram com o apoio efetivo do Sindicato. Nos últimos anos o Sindilegis tem redobrado seus esforços para evitar que os servidores sejam ainda mais punidos por medidas oriundas do Poder Executivo.

Nilton Rodrigues da Paixão Júnior
Gestão: Abril de 2010 a abril de 2013 / Março de 2014 a março de 2017