Sob a regência de João Carlos Martins, concerto celebra 200 anos do Senado

IMG_0087 (2)

O Sindilegis aceitou o convite do Senado Federal para embarcar na jornada histórica rumo ao futuro e participou, nessa segunda-feira (25), do concerto em comemoração ao bicentenário da Casa. Assim como uma orquestra associa diferentes sons para produzir uma sinfonia, o Senado também reúne diferentes ideias para o desenvolvimento do país.

Sob a regência do maestro João Carlos Martins, considerado um dos maiores intérpretes de Bach do século XX pela crítica internacional, a Orquestra Bachiana Jovem SESI-SP apresentou obras que representam a história e a cultura brasileira. O repertório incluiu II Guarany, composta por Carlos Gomes, além de obras de Luiz Gonzaga e Adoniran Barbosa. O Hino Nacional do Brasil encerrou a noite.

O espetáculo também contou com participações em momentos especiais do maestro Edson Beltrami e dos solistas Juliana Taino, Jean William e Raquel Paulin.

A programação do bicentenário do Senado Federal é extensa e inclui, ainda, ações legislativas e culturais voltadas para diversos públicos. Dentre elas, está o Seminário internacional “Democracia e Novas Tecnologias: desafios da era digital”, distribuição de material didático em todo o país e exposições interativas inéditas.

No concerto, estiveram presentes o presidente do Sindilegis, Alison Souza, e o diretor Petrus Elesbão, que vêm acompanhando a extensa agenda em comemoração ao marco de 200 anos alcançado pelo Senado Federal. Além do concerto, essa semana ainda conta com um seminário internacional sobre democracia e novas tecnologias, além de exposições, publicações históricas e outras ações. “Este é um momento significativo que permite uma reflexão sobre nossa história, a avaliação do papel da instituição na cidadania brasileira e o planejamento futuro do Senado. Representa uma ocasião para celebração e um marco importante, visando o aumento do conhecimento da população brasileira sobre o Poder Legislativo, em particular o Senado, até o final deste ano”, afirma Souza.

O Sindilegis parabeniza os parlamentares e servidores envolvidos na organização do evento: o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o 1º secretário do Senado, senador Rogério Carvalho; o 1º vice-presidente do do Senado, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB); a Diretora-Geral, Ilana Trombka; a diretora da Secretaria de Comunicação Social, Érica Ceolin; a diretora da Secretaria de Relações Públicas, Ana Lucia Novelli; e o diretor da TV Senado, Érico da Silveira.

Confira toda a cobertura no site do Sindilegis!